IHGG
Instituto Histórico e Geográfico de Guaratinguetá
I H G G
Busologia
Por Erick Zácaro
A Busologia é um hobby que existe desde o início do transporte coletivo por meio de ônibus, no Brasil existe desde as décadas de 1930/1940 e até os dias atuais vai ganhando cada vez mais novos adeptos.
​
Busologia não é uma ciência, mas a etimologia da palavra consiste em “bus” que significa “ônibus” e “logia” que significa “estudo”. Ou seja, Busologia é o estudo do ônibus e do transporte coletivo em si.
​
Os praticantes da busologia são os busólogos (que são os estudiosos mais aprofundados do hobby), e ainda há também os busófilos (“bus”: “ônibus” e “filo”: “amigo”, ou seja, “busófilo” é o “amigo do ônibus”) e aos arqueobusólogos/arqueobusófilos (que são os estudiosos ou amigos do ônibus que estudam os ônibus mais antigos, desde a década de 1930, quando iniciou-se o transporte por ônibus no Brasil, até a década de 1990, quando ainda rodavam em grande escala modelos de ônibus mais antigos e novos naquela época.
​
A Busologia a cada dia que passa tem sempre mais adeptos e praticantes do hobby, e pode-se dizer que é um hobby saudável onde os praticantes marcam encontros e tiram fotos em terminais rodoviários e paradas de ônibus nas estradas, como por exemplo, os postos de combustíveis/restaurantes da rede Graal e Frango Assado.
​
O hobby também consiste no colecionismo, coleção de fotografias, miniaturas confeccionadas nos mais diversos materiais, chaveiros, livros, catálogos de fabricantes de carrocerias e chassis de ônibus, bilhetes de passagens, dentre outros, buscando sempre agregar valor na história da Busologia e também para os seus praticantes.