IHGG
Instituto Histórico e Geográfico de Guaratinguetá
Coordenação: Diretoria IHGG - Professor Leandro Pereira dos Santos
Moeda de Réis - Império Brasileiro
Cédula - Um Mil Réis
Efígie de Dom Pedro II
Segunda Metade do Século XIX
A numismática é estudo e uma atividade ligada ao colecionismo, por possuir um significado intrinsicamente ligado ao imaginário das atividades humanas, resultante do desenvolvimento da história ao longo do tempo, em diversos contextos e locais. Objetos ícones, simbólicos, representativos, cujo estudo e manipulação fortalecem o diálogo imediato e desperta no sujeito que a cultiva uma educação diferenciada, informativa e lúdica, além de abrir e estreitar laços sociais sólidos, cuja marca é a identificação em grupo por interesses em comum, criando, ao mesmo tempo, a economia criativa, ou seja, a vivência e sobrevivência por ela e através dela. Portanto, um hábito salutar que faz aprender, apreender e conviver com mundos diferentes.
Ela é estudo de caráter científico porque incorpora uma série de métodos técnicos para pesquisa e entendimento da sociedade, da economia e do ideário de uma época, sendo assim incorporada ao que é chamada as "ciências auxiliares da história". E por possuir um cárater próprio de linguagem não formal, ao dialogar com os sentidos do corpo humano, expressado em condutas bem características por processo que passa pelo colecionismo em séries diversas, sendo de âmbito geral ou particular, e principalmente de natureza temática, em acordo com o interesse pessoal de cada um.
Seja no estudo cientítifco ou no colecionismo, indissociáveis, por haver a necessidade de estarem ligadas e caminhando juntas, a numismática tem o atrativo da percepção que desperta a observação experimental dos inúmeros detalhes contidos no bojo de cada cédula e moeda, aguçando desse modo, o espírito de raciocínio e de paciência, pois a idealização e o processamento técnico empregado ensina muito do que é o ser humano em dado período.
Por assim expressar e ser uma realidade significativa dos hábitos culturais do homem, o IHGG entende que a numismática é uma vertente significativa a ser incorporada aos métodos de ensino nas escolas, notadamente pela prática que possuem alguns membros da entidade, enquanto colecionadores de cédulas e moedas. E, desse modo, pretende desenvolver o projeto "Numismástica e Educação"com o o fulcro de incentivar o estudo e a prática dessa modalidade de colecionismo, objetivando explorar suas possibilidades.
Assim, em termos gerais, o IHGG pretende:
1- Apresentar aos alunos o significado da numismática, suas técnicas e linguagens inerentes;
2- Estimular o espírito de observação, a percepção e o racíocinio discente;
3- Incentivar o espírito de equipe e a conviência social;
4- Estudar e compreender a história, valorizando nossas raízes e cultura, principalmente em termos de comunidade.
5- Criar um corpo de agentes que propague e possa difundir o estudo e a prática da numismática e do colecionismo como forma de conhecer novas fronteiras de crescimento humano;
6- Projetar para o futuro a inserção de atividade dessa natureza na prática e nos currículos escolares, como forma de estudo adjunto a desenvolver e entender a numismática como fonte de pesquisa privilegiada da história,
7- Concretizar o desenvolvimento da criatividade individual na criação de selos pessoais, utilizando os meios disponíveis e interdisciplianares de transmitir ideiais. Seja pela linguagem escrita, oral e imagética.
Portanto, um mundo novo, muito presente e pouco explorado, ainda dissociado da realidade e dos costumes atuais de transmissão de mensagens, cuja a necessidade é preemente.
Joaquim Roberto Fagundes
Membros do IHGG Numismatas
Professor Leandro Pereira dos Santos
Professor Marcelo Monteiro
Professor Felipe Nogueira