IHGG na Campanha de Reabertura do Museu Rodrigues Alves
Uma das causas importantes no município de Guaratinguetá, na referência sobre o patrimônio histórico, está o Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves, fechado para o público desde final de 2008. O que se constitui numa afronta para a comunidade, por se tratar de um espaço importante para a socialização, fomento e divulgação da Cultura. E muito mais, um espaço fundamental para o turismo da cidade. Notadamente por ser a terra natal do Presidente Conselheiro Rodrigues Alves e do Santo Frei Galvão. Localizado no centro da cidade, no roteiro histórico da cidade. E que, por seu fechamento, tem prejudicado o excelente trabalho da Associação dos Guias do Circuito Turístico de Guaratinguetá e região.
Na atual conjuntura, em tempos de reivindicação pelos direitos de cada cidadão, o Instituto Histórico e Geográfico de Guaratinguetá (por seu representante, Joaquim Roberto Fagundes), para mover campanha pela reabertura do museu, juntamente com a sobredita Associação e do COMTUR, esteve na última segunda feira, na Rádio Clube de Guaratinguetá, para entrevista sobre o museu e sobre o turismo na cidade, a convite dos amigos João Gilberto de Oliveira e Márcio Silva, membros do COMTUR e da Associação dos Guias Turísticos da região.
Espera-se daqui para frente uma campanha mais ampla com a comunidade, em parceria com outros órgãos, para com isso ganhar forças e trazer de volta um patrimônio que está inerte e correndo perigo de perda irrecuperável, caso continue como está.