Arte Sacra no Vale do Paraíba
O Vale do Paraíba, no passado e no presente, sempre foi um celeiro que produz arte e história. Boa parte ainda no desconhecimento do grande público.
No passado pelas mãos de pessoas vividas na arte e pela arte. Ao transformar os valores e referência da sociedade em objeto de arte sacra. No presente, pelas mãos de quem resgata a história do individuo no passado e o legado de sua arte. Ao ler e interpretar símbolos incontidos e expressos, decodificando-os, e trazendo-os para o presente, no caminho do futuro, para divulgação e preservação do patrimônio material.
É o exemplo da artista, historiadora e restauradora, Professora Cristiana Antunes Cavaterra, natural e residente em Guaratinguetá (membro do IHGG). Ao apresentar, em 16 de dezembro de 2015, para banca examinadora da UNESP/SP, sob a orientação do Professor Percival Tirapeli, a dissertação “Marino Del Favero, escultor e entalhador (1864-1943)”. Fruto de exaustiva pesquisa e resgate da história da arte sacra regional.
E que o IHGG divulga aqui através de um texto-resumo, de autoria da mesma. E pelo link do site da UNESP para acessar parte da dissertação, a ser publicada logo mais pela autora.
O que confirma o Vale do Paraíba como sendo uma grande aldeia de profissionais de talento, infelizmente pouco divulgados.
Parabéns a Cristiana Cavaterra pelo belíssimo produto de conhecimento produzido. E obrigado pela liberdade de divulgar em nosso site.