top of page
goratingueta
O blog de notícias do IHGG
história - educação - comunidade

Arte Tumular: Memórias e Lembranças na Escola

Além dos cuidados de preservar um ente querido em local determinado, o cemitério extrapola suas funções espirituais e de materiais de saúde.

​Não é apenas lócus de misticismo, medo e pavor diante da morte ou das consequências de sobrevivência da alma. Ou mesmo apenas um contato oracional com aqueles que pela vida passaram.

​Para a história é acima de tudo a vivência de um passado que não o nosso. É o resquício das formas de viver, de acreditar e de um mundo de ideias convergentes e divergentes. Uma maneira de entender o cotidiano das pessoas, das suas relações sociais, e de interpretar os resultados das formas de viver do passado na atualidade. Portanto, é um patrimônio público, comum aos cidadãos, a ser preservado, para servir de leitura do passado, compreendendo o que somos.

Desse modo, existe a necessidade de usar o cemitério como espaço público patrimonial, para aprendizado da história regional. Pelo objetivo de ensinar devidamente qual era o espirito das ideias vivenciadas no passado. Reconhecer sua potência instrumental como veículo de integração com a comunidade, sem destacar apenas a fatalidade da morte.

Sob estes aspectos, o IHGG entende a necessidade de formular um projeto pedagógico de Arte Tumular, inserido e privilegiado nas propostas de ensino das redes municipais de Guaratinguetá e região. Convocando historiadores e outros especialistas nas áreas de preservação e das artes em geral para um diálogo multidisciplinar, objetivando instrumentalizar o processo de leitura desse patrimônio, a envolver os corpos discente, docente e a todas as comunidades. Para aprendizado e conservação do nosso patrimônio material e imaterial. A evocar e decodificar símbolos, memórias e lembranças.

​E, em 02 de abril de 2016, a entidade fez sua primeira visita ao Cemitério da Irmandade Senhor dos Passos, em Guaratinguetá, no sentido de documentar visualmente as possibilidades e as informações que darão embasamento teórico ao projeto nomeado como “Arte Tumular – Memórias e Lembranças: Pedagogia Escolar do Patrimônio Histórico”. Para todos os níveis do ensino fundamental e médio. Para aprender a história dos indivíduos e preservar a nosso memória material e imaterial.

Com isto, a ideia será dar uma roupagem no ensino da história e valorizar a história do Vale do Paraíba, por seu patrimônio, estreitando e revigorando os diálogos e laços familiares. Da Escola para a família e desta para a comunidade.

​Visualizar que os cemitérios são produtos genuínos da história e um verdadeiro museu a céu aberto.


Site IHGG

Notícias

Arquivos Recentes

Arquivo

Compartilhar

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page