top of page

História - Memória - Patrimônio - Preservar e Divulgar pela Educação - Conhecer e Interagir  com a Comunidade

Blog do IHGG

Christie Andante -
00:00
1º Aniversário

2015-2016

O nome é pretensioso, mas o ideal e a formação não tem similaridade com o caráter obsoleto e finalidades anacrônicas de outras instituições com nomes semelhantes.

Existe para congregar pessoas comuns, com formação profissional variada e ideias inovadoras.  Para trabalhar na sociedade, através da educação escolar, do aprendizado individual em grupo, na experiência em comunidade.

Sobre IHGG

Homenagem ao Mestre de Capela André da Silva Gomes

Missão

Comunicação Interna

Vídeoconferência

Áreas de Atuação

História

Memória

Patrimônio

Educação

Grupos Técnicos e Projetos

Grupos Técnicos

Projetos

Biblioteca Básica do Professor

O Instituto Histórico e Geográfico de Guaratinguetá, compreendendo a necessidade de levar ao conhecimento dos professores das redes de ensino municipal e estadual da cidade e da região, disponibiliza em seu site as principais referências bibliográficas acerca da história, da memória e do patrimônio  de Guaratinguetá, para que educadores possam saber o que existe e onde encontrar obras e textos fundamentais para utilização parcial e total em sala de aula ou como fonte de pesquisa. 

Patrimônio Histórico da Cidade

Um dos alicerces da sabedoria histórica de uma comunidade é o seu legado cultural através dos tempos, constituindo em patrimônio valioso e testemunha de uma época pelos agentes que viveram, fizeram e sonharam em deixar algo valioso para a posteridade. E por isso a obrigação moral de preservar e divulgar o patrimônio da cidade, indicando onde estão e o que representam na atualidade através de sua história. O site do IHGG mostra.

Desenho: Tom Maia

Desenho: Tom Maia

  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Símbolo do IHGG

O logo símbolo do IHGG foi o resultado da criatividade, pelos rabiscos e pela arte final do Professor Felipe Nogueira, membro da instituição, em 2015, e aprovado pela diretoria e pela  Assembléia Geral no mesmo ano. 

O mote principal é transmitir ao público a ideia da universalidade da instituição, como órgão representativo da preservação, difusão e integralidade da história e do patrimônio histórico cultural da cidade de Guaratinguetá. Cuja importância extrapola os limites territoriais do munícipio, entrelaçada historicamente nas origens européias e africanas, onde o homem valeparaibano e seus costumes foram primordiais para a formação do Brasil.

No desenho, ao fundo, grades, e a iniciais do IHGG, que representam o formato estilizado do globo terrestre (universalidade), sobreposto pela Garça Branca (Guaratinguetá), significado toponímico do nome da cidade (Terra das Garças Brancas). E sobre a Garça, a pena que simboliza a escrita, o trabalho de registro histórico, a preservação e difusão do patrimônio citadino em todas as suas possíveis vertentes. Bem como o símbolo maior  que repousa na atividade educacional e o seu aprimoramento, com o objetivo final de esclarecer e propogar o conhecimento para a comunidade local. Para registrar e resguardar a história e a memória de uma população anônima rumo ao futuro, difundido velhos e novos valores culturais (as grades para todas as direções), para entrelaçar a vida pelo trinômio: história-memória-educação, pelo referencial comunitário.

Descobrir, escrever e divulgar a história, a geografia e a memória da cidade de Guaratinguetá, por todos os canais disponíveis. Incentivando a participação da sociedade no processo permanente de construção do futuro;

 

Trazer para o palco da vida o que é o passado no presente para o futuro, provocando diálogo entre os mais diversos setores da sociedade, com o objetivo de valorizar a herança cultural do passado e presente, em linguagem comum e acessível em todos níveis comunicativos da população;

 

Estabelecer vínculos e parcerias com instituições públicas e privadas, para a confecção de projetos de longo alcance social, econômico e político, utilizando os mais diversos equipamentos culturais existentes no município, por seu patrimônio material e imaterial;

 

Buscar ferramentas novas ou adaptadas para uma educação diferencial, para todos os níveis de formação, com o escopo de incorporar nova pedagogia, didática e metodologia no ensino das ciências humanas, em comunhão inter e multidisciplinar com os demais campos do conhecimento, experimentáveis e aplicáveis na comunidade e na região, sem esquecer as interlocuções com o mundo globalizado.

 

Lutar para a preservação e recuperação do patrimônio cultural local e regional, com programas conscientes de ação conjunta com a população, fomentando as idealizações culturais marginalizadas, que constroem novas linguagens, novas formas de viver e agir, como preparo e salvaguarda da história que vivemos para as próximas gerações;

 

Romper com as pseudo tradições e revelar as tradições e os valores positivos, dentro de uma educação moderna de formação do cidadão apto para desempenhar o seu papel, a sua profissão, dentro de uma tecnologia humanizada.

bottom of page